Qual a diferença entre a consultoria de imagem e de estilo?

No post passado conversamos sobre como surgiu a profissão de consultor de imagem e estilo. Agora vamos entender um pouco melhor qual a diferença entre esses dois serviços para você poder decidir qual atende melhor aos seus objetivos.



Consultoria de Imagem

A consultoria de imagem costuma estar relacionada também ao estilo. Isso acontece porque o ideal é sempre manter a personalidade e os gostos pessoais de cada cliente para que a imagem construída traga segurança e verdade. Porém, a consultoria de imagem vai além da análise de características físicas e roupas. Ela passa também pelo comportamento, e ajuda o cliente a encontrar caminhos de trabalhar sua marca pessoal ao construir uma imagem que esteja adequada a como ele quer ser visto pelas outras pessoas.

O consultor de imagem atende todos os pontos abordados na consultoria de estilo mas vai muito mais além. É feito o visagismo (indicação de corte e cor de cabelo ideal, dicas de maquiagem para seu formato de rosto, formato de sobrancelha...), dress code e regras de etiqueta. O processo de construção da imagem é feito de forma completa para todas as áreas da vida do cliente.

Para se ter uma ideia de como o processo de construção de imagem desse profissional é completo é preciso saber que ele também engloba a comunicação verbal (tom de voz, dicção, ritmo, etc.) e a não verbal (gestos e linguagem corporal), a fim de identificar o alinhamento desses atributos com a personalidade do cliente e os seus desejos de imagem. O comportamento e as habilidades interpessoais também são analisadas e alinhadas.

É mais comum que esse tipo de serviço seja contratado por políticos, artistas e empresas por ser um trabalho muito completo de adequação de imagem não tanto de estilo e necessidades pessoais. É um trabalho de revitalização de imagem pessoal.


Consultoria de estilo

Ao contrário da consultoria de imagem, a consultoria de estilo não tem necessariamente a adequação de imagem como ponto principal, digo isso porque existem clientes que querem manter um estilo mais adequado a normas e dress codes e outros que querem exatamente o oposto.

Estilo pessoal é algo que não está atrelado a tendências, ele tem a ver com personalidade, com expressão de sentimentos, com a formação do universo pessoal. Ou seja, se expressa de dentro para fora. É a expressão da sua singularidade.

O consultor de estilo é especialista em pessoas e que usa todas as suas ferramentas para ajudar os clientes a se vestirem de forma coerente com quem se é e da forma como gostaria de se ver. A consultoria de estilo é mais personalizada e totalmente ligada com a pessoa e não com uma empresa ou com a forma como os outros irão ler aquele indivíduo.

Nesse serviço, a moda e as tendências são apenas ferramentas, sendo a pessoa e o seu estilo, a sua personalidade, a sua rotina, a sua profissão, o seu corpo e a forma como ela se relaciona com o seu corpo as coisas mais importantes do processo.


Quando ajudo meus clientes a se encontrarem por meio do seu próprio estilo, trabalho com eles para traduzir seus gostos e repertório de vida em roupa. Usando os elementos disponíveis – linhas, formas, cores, texturas e volumes – de maneira estratégica, considerando os códigos visuais que cada um deles carrega para transmitir a mensagem desejada.


Ficou clara a diferença entre esses dois profissionais? No próximo post vou contar como eu entendo a consultoria de estilo e qual o meu perfil de trabalho.











5 visualizações0 comentário